Marcadores: , , ,

Grand Theft Auto IV: The Deception


Acho que muitos de vocês que me conhecem, sabem que sou um fã de jogos de mundo aberto, de GTA a Saints Row, passando por Sleeping Dogs (meu favorito até hoje) e mesmo os genéricos como Mafia e Simpsons Hit & Run me rendem horas de diversão na frente de um PC ou console. Pois bem, nesse clima e empolgação, depois de horas de Sleeping Dogs e Saints Row The Third, resolvi tirar a poeira do meu Grand Theft Auto IV de PC (eu comprei e deixei na prateleira) e instalá-lo pra ver se ele vale mesmo a empolgação que todos sentem.



Acho que não é necessária a introdução que faço quando falo de todo jogo, acho que a essa altura, todos já sabem a história de GTA IV, Niko Bellic, imigrante do leste europeu em busca do sonho americano, chega na casa do primo fodido e tem que se envolver numa vida de crimes e bla bla bla. Sério, a história é o padrão de GTA, apesar de bem escrita e desenvolvida, não é nada que não tenhamos visto na série.

Primeiramente, a jogabilidade de GTA IV até que funciona bem e temos montes de coisas para fazer, além do modo história. Ainda que se compararmos com jogos de mundo aberto posteriores (como os já citados Sleeping Dogs e Saints Row: The Third), ele fica atrás na jogabilidade, não chega a ser gritante.

Sonoramente ele igualmente não incomoda, e ainda mais podemos usar uma trilha personalizada no jogo, o que dá uma cara nova, principalmente se você usar alguns mods.

O problema que quebra COMPLETAMENTE a versão PC de GTA IV, é que não é só um problema, mas vários. Começando pela quantidade IMENSA de DRM's que o jogo possui, desde o Games for Windows Live, ao falido Rockstar Social Club, o que provoca conflitos com o próprio jogo, e por isso, não condeno quem resolve apelar pro Pirate Bay pra jogar GTA IV, inclusive apóio quem o faz.

Depois, temos o fato de que o jogo foi portado porcamente para os PC's, com problemas de performance em PC's, que no papel rodariam o jogo tranquilamente, mas que a taxa de frames fica horrorosa nas configurações gráficas normais, e que não melhora em nada, quando se coloca tudo no LOW.

E esses dois problemas principais, acabam por quebrar todos os pontos positivos do jogo, tornando GTA IV uma experiência muito, muito, mas muito ruim nos PC's, por isso eu não recomendo que comprem GTA IV para PC, sério, gastem um pouquinho mais, mas prefiram comprar as versões de console, que mesmo sem os mods e melhorias gráficas do PC, superam e muito este pedaço de bosta que a Rockstar nos entregou.

Avaliação do Kyo: 5,5/10

2 comentários:

  1. Diogo Batista disse...:

    Meu primeiro contato com GTA IV foi através de um console, o que me passou a mesma impressão quando comprei ele. Tenho ele parado na STEAM, a mais de um ano, hahahaha!!

Postar um comentário